Os Food Trucks viram febre no Brasil e movimentam negócios em vários segmentos

Produto de Limpeza

Pioneirismo: a Ingleza, uma das principais empresas do segmento de limpeza do Brasil, desenvolveu uma linha profissional exclusiva para esse mercado. 

A vida corrida, as várias atividades diárias e o trânsito congestionado dos grandes centros urbanos fazem com que as pessoas mudem suas rotinas para darem conta de fazer tudo em 24 horas. Em busca de ganhar tempo e mais comodidade, a alimentação fora de casa, próxima do trabalho ou da faculdade virou tendência. Aproveitando esse nicho, vem ganhando força o mercado dos food truck que, em português literal, significa “caminhão de comida”, ou restaurante sobre rodas.

O sucesso na vida real é tão grande que os food trucks estão migrando também para a ficção. No filme ‘Bob Esponja: um herói fora d’água’, o pirata Barba Burguer, personagem do ator Antonio Banderas é dono de um food truck onde vende o famoso hambúrguer de siri. Já no Brasil, na novela Império, da TV Globo, as personagens Leonardo (Klebber Toledo) e Amanda (Adriana Birolli) são sócios de um food truck que vende hambúrguer gourmet.

Na capital mineira, a tendência da alimentação rápida, de qualidade e com preço justo só vem crescendo. Atualmente, aproximadamente 40 veículos/restaurante estão nas ruas de Belo Horizonte. A popularidade desse tipo de negócio é tanta que até ganhou um evento, o Food Truck Festival, realizado no início de fevereiro, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG). O evento reuniu mais de 2.500 pessoas.

Ampliando e investindo no mercado

Apesar de serem menores e mais práticos, os food trucks devem manter a mesma preocupação com a limpeza e a manutenção de um restaurante convencional, inclusive com normas rígidas da Vigilância Sanitária. Todos os estabelecimentos que vendem e preparam alimentos devem manter a limpeza do espaço de acordo com a legislação vigente. Para isso, muitos empresários utilizam produtos de limpeza não apropriados para o uso profissional, o que acaba não desinfetando por completo o ambiente. Outros compram produtos profissionais que precisam ser diluídos na quantidade certa de água e não sabem manusear da forma correta. Da mesma forma, o produto não gera o efeito desejado e prometido.

Mas, como todo bom negócio gera sempre novas oportunidades, para ajudar a descomplicar a vida dos empreendedores desse segmento, a Ingleza, uma das principais empresas do segmento de limpeza do Brasil, com 55 anos de mercado, sai mais uma vez na frente e lança a linha Ingleza Smart, exclusiva para uso profissional. Os produtos são próprios para a limpeza e desinfecção de superfícies fixas, equipamentos e utensílios em áreas de manipulação e processamento de alimentos, incluindo açougues, bares, lanchonetes, restaurantes e supermercados. A linha é regulamentada pela ANVISA e com certificação ecológica do Instituto Falcão Bauer.

“Os diferenciais da linha Ingleza Smart são os produtos pronto para o uso e de alto desempenho profissional para os processos de limpeza, higienização e desinfecção. Além do custo benefício, a embalagem elimina outras ferramentas e máquinas para o processo, uma vez que já vem com gatilho gerador de espuma”, explica Alberto Diniz, gestor da linha profissional da Ingleza.

Mônica Galan, idealizadora do ‘Cadê meu Brigadeiro?’, primeiro food truck especializado em brigadeiros da capital mineira, experimentou os produtos da Ingleza durante o Food Truck Festival e aprovou a novidade. “Gostamos bastante dos produtos e vamos usar tanto em nossa cozinha como na Kombi em que comercializamos nossos brigadeiros. Os itens da linha são bem eficientes e deixam tudo muito limpo. Adoramos e recomendamos!”, reforça a empresaria.

Curiosidades sobre o mercado Food Truck

  • Surgiu nos Estados Unidos em 1872.
  • Naquela época eram vendidas tortas e sanduíches aos trabalhadores das fábricas.
  • Até o começo do ano 2000, os food trucks ainda carregavam o estigma de comida barata e de baixa qualidade.
  • Com a crise de 2008, que colaborou com o fechamento de vários restaurantes, sem opção, muitos chefs de cozinha investiram nesta modalidade de comércio alimentício. Desde então, nos restaurantes sobre rodas são comercializados bons pratos, como carnes especiais, a um preço acessível.

Sobre a linha Ingleza Smart

Produtos da linha: composta por quatro produtos: detergente desengordurante (Ingleza Smart DDN), detergente desinfetante clorado (Ingleza Smart DAC), detergente desincrustante (Ingleza Smart DGC) e o desinfetante à base de quaternário de amônia de 4ª geração (Ingleza Smart DSQ).

Onde encontrar: Nova Safra

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Fevereiro/2015